quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Consciência Black Volume 2 (1992)

Coletânea lançada pelo selo Zimbabwe em 1992, o qual teve sua festa de lançamento no mesmo ano dentro da quadra de escola de samba Rosas de Ouro. Foi produzido pelo KL Jay, com exceção da faixa "Direitos Iguais" que foi produzida pelo próprio Ice Rock e pelo Brown e a faixa "Porque o preconceito" que ganhou produção do MT Bronks e DJ Jonny.
A qualidade dos beats é impressionante para a época, vários samples de clássicos do funk como JB's e os temas abordados variavam basicamente entre problemas políticos/sociais vividos pelos jovens da periferia como o racismo, violência policial, etc.
A capa e o designer gráfico ganhou assinatura de DJ Vlad, que fez uma foto com o pessoal que recheou o disco em um beco do centro de São Paulo, deixando nítido a influência recebida pela coletânea de 1987 do NWA.
Esse disco é responsável por revelar vários nomes que se tornariam ícones no cenário nacional, destacando principalmente o grupo D.M.N. (Defensores do Movimento Negro) com sua primeira formação, na qual contava com a participação do rapper Xis e M.R.N. (Movimento em Ritmo Negro) com o rapper Nill e Tio Fresh como DJ.
Curiosamente quando esse disco recebeu a versão em CD, adicionaram a música "Tô atrasado meu" do Frank Frank, que é uma espécie de samba rock a qual eu deixei como bônus no arquivo.

Agradecimentos ao Tchelo por me ajudar com algumas informações.

Lado A
A1 Gang Master 90 - A vida do meu pais
A2 Ice Rock - Direitos iguais
A3 DMN - Isso não se faz
A4 MRN - Noite passada

Lado B
B1 Controle da Posse - Mundo cruel
B2 The Force Mc's - Desabafo de um lutador
B3 FNR - Quem precisa deles pra sobreviver
B4 Face Negra - Nós somos negros
B5 MT Bronk's - Porque o preconceito